Registro MyAdvantech

MyAdvantech é um portal personalizado para clientes Advantech. Se tornando um membro Advantech, você pode receber as últimas novidades de produtos, convites para webinars e ofertas eStore especiais.

Faça seu registro para ter acesso rápido às informações da sua conta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quais os benefícios da visualização de dados da minha planta?

02/05/2021

A visualização de dados marca uma importante aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 e da disponibilidade da informação para toda a planta. Ter o dado de uma forma acessível para todas as etapas do processo de fabricação leva muito mais produtividade e visibilidade ao processo produtivo, melhorando consideravelmente o gerenciamento dos indicadores.

Um ponto relevante na visualização dos dados é ter uma boa interface, como uma IHM (Interface Homem-Máquina). Uma IHM pode ficar localmente na máquina, ou pode fazer parte do processo, e é importante que haja a possibilidade de aplicação das IHMs de modo fácil e rápido – como as da Advantech, que são modulares possuindo a capacidade de trocar a tela ou o processamento para atender a necessidade da aplicação.

A visualização de dados e a Indústria 4.0

A visualização de dados tem sido um dos pilares importantes para a Indústria 4.0 e a partir da sua aplicação é inegável a melhora na produtividade e na fluidez nos processos produtivos. Desde o conceito do Lean Manufacturing juntamente com os princípios do Kanban, a visualização de dados se mostrou uma ótima forma de gerenciar corretamente os indicadores da produção.

Apresentar as informações corretas permite que os tomadores de decisão vejam e operem de acordo com os resultados analisados, fazendo com que seja possível compreender os processos de fabricação, utilizando a tecnologia para detalhar e implementar as ações corretas melhorando a produtividade e eficiência na produção.

Tudo isso pode parecer muito atraente principalmente em um panorama que todos já sabem que precisam produzir mais com a mesma quantidade ou até menos recursos e materiais –  e é aí que entram as boas ferramentas para a visualização de dados.

Como as IHMs contribuem com a visualização de dados?

As Interfaces Homem-Máquina (ou IHMs) melhoram a interação com as máquinas e ajudam na visualização dos dados em tempo real durante a produção, principalmente pelo fato de terem sido pensadas para que o usuário compreenda o seu uso e seja capaz de executar as funções necessárias sem muitas dificuldades. Como exemplo de aplicação de uma interface de comunicação:

  1. Uma IHM pode ficar acoplada em um painel diretamente na máquina para transmitir informações de produção em tempo real ou até mesmo transmitir variáveis importantes da máquina como a sua temperatura e consumo;
  2. Ou pode ficar acoplada em uma parte do processo, demonstrando o que está sendo produzido, qualidade da produção, disponibilidade das máquinas e até mostrar informações de variáveis como a velocidade de produção e a temperatura da planta como um todo.

Quais as características e benefícios de uma boa IHM?

Boas IHMs, como as da linha de equipamentos industriais da Advantech, têm a possibilidade de serem acopladas a qualquer processo produtivo ou a qualquer equipamento. Isso se dá pelo fato de conseguirem operar com os principais protocolos industriais de comunicação, e podem ser integradas com os principais CLPs de mercado. Além disso, possuem diversas opções de aplicação e tamanho, como o Palm Size, o Regular Size e os diferentes tamanhos de tela, de acordo com as necessidades de cada aplicação.

Ter um design modular, é um dos principais diferenciais das IHMs Advantech, pois facilitam a integração com os controladores e operadores, além de permitir a transmissão de dados por longas distâncias. A linha FPM-7002 da Advantech oferece todos estes benefícios, além de recursos como o display duplo e o controle de entrada para adaptar um monitor e mostrar duas informações diferentes em uma mesma tela, facilitando ainda mais a visualização de diferentes tipos de dados.

Os painéis também podem oferecer a capacidade de operação através de uma interface simples e que seja de fácil operação, reconhecendo interações através de uma tela sensível ao toque capaz de reconhecer movimentos de swiping, zooming e o two-point safety confirmation. As chaves inteligentes permitem a configuração e o diagnósticos dos sistemas, além da personalização da interface principal do usuário para uma melhor visualização dos dados e das informações relevantes da produção.

Saiba mais!

Ter uma boa ferramenta de visualização de dados da planta é um importante passo rumo a Indústria 4.0, principalmente por fornecer indicadores valiosos para o gerenciamento da produção.

Quer saber mais sobre a Advantech e em como transformar a sua indústria para a Quarta Revolução Industrial? Continue acompanhando as nossas publicações!