Registro MyAdvantech

MyAdvantech é um portal personalizado para clientes Advantech. Se tornando um membro Advantech, você pode receber as últimas novidades de produtos, convites para webinars e ofertas eStore especiais.

Faça seu registro para ter acesso rápido às informações da sua conta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como gerenciar a transferência dos dados entre a nuvem e o chão de fábrica?

27/04/2021
article-pic

Com o avanço das aplicações da Indústria 4.0 são coletados muitos dados em uma planta industrial, gerando informações que podem ser acessadas de qualquer lugar, para que seja tomada a melhor decisão gerencial. Essa pode parecer uma tarefa simples, mas com o aumento do volume de dados também ocorre o aumento do tráfego com a nuvem – e, consequentemente, os seus custos.

Gerenciamento do tráfego de dados

Trafegar dados para a nuvem geralmente pode ser considerado uma tarefa fácil, principalmente através dos provedores de nuvens disponíveis no mercado como o Azure, o Bluemix e o AWS. Eles cobram por cada dado recebido, processado e de acordo com o crescimento do tráfego de dados esse valor pode alcançar níveis altos de cobrança para a empresa.

Gerenciar corretamente este tipo de tráfego é um dos grandes desafios para qualquer empresa que decida utilizar o serviço em nuvem. Alguns equipamentos contam com a capacidade de “mastigar” o conteúdo e só trafegar para o provedor de nuvem as informações que são realmente importantes para o controle da produção.

Um bom gerenciamento desta transferência de dados para a nuvem a partir do chão de fábrica pode demandar horas de trabalho da equipe de engenharia ou simplesmente a utilização de equipamentos que facilitem essa tarefa, como os da linha ECU-1000 e o ADAM-3600. Estes equipamentos utilizam de inteligência para realizar a transferência apenas dos dados mais relevantes para a gestão, através de protocolos modernos que facilitam a passagem dos dados sem a necessidade de um outro dispositivo ou software.

O RTU Smart ADAM-3600

Chamado de RTU Smart, o equipamento ADAM-3600 possui a capacidade de controle de máquinas no chão de fábrica, unificação e centralização dos dados no próprio dispositivo para então enviar os dados coletados diretamente para nuvem de maneira rápida e fácil.

O ADAM-3600 é considerado como um gateway centralizador de dados, com a capacidade de se comunicar através dos mais novos protocolos de comunicação – tanto para a comunicação no chão de fábrica quanto com a comunicação via os modernos protocolos RESTful, HTTP, HTTPS e MQTT.

Outros pontos positivos do ADAM-3600 são:

Tudo isso permite que o RTU Smart ADAM-3600 se conecte diretamente com os provedores de nuvem, e que também se torne um “agregador” de informações que faz o pré-processamento e envio dos dados.


Saiba mais!

Gerenciar corretamente o uso de dados para a sua transferência para nuvem de forma eficiente é um dos desafios quando se pensa na Indústria 4. As empresas não precisam mais gastar horas e horas de engenharia para montar um processo de análise de dados, com os equipamentos Advantech é possível trazer muito mais tecnologia no chão de fábrica e economizar na transmissão de dados.

Conheça mais sobre os equipamentos inteligentes da Advantech que garantem tecnologia e análise de dados de forma simples, rápida e segura!