Registro MyAdvantech

MyAdvantech é um portal personalizado para clientes Advantech. Se tornando um membro Advantech, você pode receber as últimas novidades de produtos, convites para webinars e ofertas eStore especiais.

Faça seu registro para ter acesso rápido às informações da sua conta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Tecnologias de A a Z no processo produtivo

17/03/2021
article-pic

As tecnologias do processo produtivo formam um verdadeiro alfabeto de termos e palavras-chave que remetem a diversidade de aplicações e inovações que surgem na indústria 4.0. Por isso, o guia de A a Z abaixo, abordará em cada uma das letras, um tópico importante ou produto relevante pode ser referenciado.

A – Aquisição de Dados

Como um dos pontos principais da Indústria 4.0, a aquisição de dados é o princípio da integração de inteligência no processo. Afinal, sem dados não é possível analisar os números gerados dentro do processo produtivo, e saber onde estão os pontos fracos da produção, para assim, implementar melhorias com a utilização, por exemplo, dos módulos  WISE, ADAM e EKI da Advantech.

B – Bluetooth

O Bluetooth é considerado como um dos protocolos de comunicação mais importantes para a tecnologia moderna por providenciar baixo consumo de energia com transmissores de baixo custo.

C – Cyber Security

A cibersegurança ou do inglês, Cyber Security é uma prática que visa proteger os dispositivos que se conectam através de uma rede, podendo ser ou não com a internet. A segurança de tecnologia da informação promove proteção, recuperação a desastres e até informações de melhores práticas para o usuário final.

D – Daisy Chain

A tecnologia de Daisy Chain simboliza a interconexão de dispositivos, computadores e periféricos em série tendo como ponto principal a simplicidade e a escalabilidade, existindo aplicações tanto para redes pequenas e pessoais quanto para redes industriais, a linha ADAM-6200 da Advantech é um ótimo exemplo de módulo que trabalha com essa tecnologia.

E – Eficiência Energética

A eficiência energética é um tema importante e a sigla EMS (Energy Management System) é a bola da vez para manter a gestão, o monitoramento e a visualização do consumo energético nas plantas industriais.

F – Fieldbus

O Fieldbus é um famoso sistema de comunicação industrial para controle e acesso de informações em tempo real, sua fama também remete a criação do sinal analógico de 4 a 20mA para o controle de dispositivos industriais. A Advantech possui soluções de Gateway, Controle e Fieldbus para a integração com os diversos protocolos industriais..

G – Gateway

Os Gateways tem como função permitir a comunicação entre as máquinas e garantir a segurança nas suas informações, principalmente quando ocorre a automação vertical. Também atua na conversão entre diferentes protocolos, um dos principais problemas vistos em empresas que trabalham com hardwares de vários fabricantes. Por este motivo, hoje a Advantech possui o software WebAccess/HMI, que permite a visualização de processos  em tempo real e trabalhar como gateway IoT, eliminando as ilhas de informações.

H – High Speed Connectivity

A conexão de alta velocidade se remete primordialmente a conexão de fibra ótica, sendo flexível e transparente. A alta performance desta tecnologia permite a aplicação para melhorar a conectividade entre os equipamentos.

I – IIoT ou Industrial IoT

A IIoT ou Industrial IoT consiste na aplicação da Internet das Coisas às máquinas industriais, conectando-as em rede para realizar a aquisição de dados, processamento de dados e análises avançadas em tempo real, melhorando a tomada de decisão e a eficiência no processo produtivo.

J – Javascript

O Javascript é uma linguagem de programação que possui grande importância no panorama industrial e possui a sua implementação originalmente como parte dos navegadores web.

K – KVM

KVM é uma sigla para as máquinas virtuais baseadas em núcleo (Kernel-based Virtual Machines) e é uma infraestrutura de virtualização que trabalha diretamente com alguns sistemas operacionais.

L – LoRa

LoRa é uma incrível tecnologia de rádio frequência que permite a comunicação em longas distâncias com um consumo baixo de energia. Esta comunicação de dados digital sem fio tem sido aplicada em projetos de IoT e sensoriamento remoto.

M – Manutenção Preditiva / Preventiva / Reativa

Os conceitos de manutenção preditiva, preventiva e reativa são amplamente utilizados no processo produtivo e possuem importância por permitir o acompanhamento periódico dos equipamentos e a coleta de dados importantes para um bom gerenciamento da linha de produção.

N – NB-IoT

A NB-IoT ou Narrowband IoT é uma tecnologia de baixo custo e baixo consumo de energia que consegue distribuir informação por uma área ampla podendo inclusive utilizar a rede celular – e isso faz desse protocolo de comunicação o ideal para aplicação em sensores e ambientes industriais descentralizados, podendo atingir um raio de funcionamento superior à 100km, como já comprovado com o WISE-4471 da Advantech.

O – OEE

O OEE é um importante cálculo da confiabilidade dos dados produtivos e promove benefícios como a análise para redução de custos e perdas produtivas, aumento da produtividade como um todo, melhorando inclusive o setup das máquinas do processo produtivo.

P – Placas de aquisição de dados ou placas iDoor

Os módulos iDoor da Advantech possuem opções de aquisição de dados com um design novo e que proporciona melhor integração com os sistemas industriais existentes através de uma placa no formato miniPCle, com a flexibilidade de configuração e de requisitos.

Q – Query

As Querys são definidas como os processos de extração de dados presentes em um Banco de Dados para utilização em sistemas de controle e para transmissão de informação adequadamente.

R – Router (3G/4G)

Como um roteador industrial, o Router (3G/4G) Smartflex da Advantech é uma das melhores formas de integrar e comunicar equipamentos através da rede cabeada, WiFi e até das portas seriais com a internet utilizando a rede 3G/4G.

S – Softwares de Gestão

Tanto o MES (Manufacturing Execution System) ou o ERP (Enterprise Resource Planning) são bons exemplos de softwares para gestão que utilizam de indicadores e informações sobre o processo produtivo para promover a automatização de processos e integração das diversas atividades da planta industrial.

T – Thin Manager / Thin Client

A plataforma Thin Manager da Advantech promove a utilização, controle e gerenciamento do Thin Client, melhorando a configuração dos clientes, a confiabilidade, suporte remoto e uma solução de gerenciamento remoto centralizado para fábricas e escritórios modernos.

U – UNO, o Computador Industrial

O computador industrial UNO da Advantech promove uma série de avanços para a automação industrial como um design modular, flexível e pronto para ser usado diretamente em diversas aplicações. Suporta também a tecnologia iDoor e possui extensões para periféricos.

V – Visualização de Dados

A visualização de dados é um dos conceitos da vez, quando pensa-se no processo produtivo, principalmente quando se considera a aplicação das IHMs (Interfaces Homem-Máquina) com telas resistivas ou capacitivas, promovendo uma interação melhor dos usuários com os dados da planta de produção.

W – Wireless

O protocolo de comunicação Wireless demonstra a troca de informações e de dados sem a utilização de cabos, através de distâncias curtas ou longas utilizando equipamentos de radiofrequência ou infravermelho por exemplo.

X – X-Ring

X-Ring é um conceito para garantir a estabilidade da rede. Assim que uma linha cai entre alguns dispositivos, uma outra linha consegue manter a conexão para manter a transmissão de dados.Y – Yes, estamos chegando ao fim…!

Z – Zigbee

O Zigbee é um padrão de comunicação sem fio que permite a confiabilidade da transmissão da informação e o baixo consumo de energia, além de baixas taxas de transmissão para aplicações que requerem monitoramento e controle constantes.


É impressionante a quantidade de aplicações tecnológicas que surgem todos os dias promovendo um verdadeiro alfabeto de palavras e termos que vão de A a Z no processo produtivo. Todos esses fatores mostram a importância e o crescimento das aplicações de tecnologia em um ambiente industrial.

Quer saber mais sobre as tecnologias do processo produtivo e as suas diversas aplicações e variações? Continue acompanhando as publicações da Advantech!